relacionamento no trabalho

PRÁTICAS PARA UM BOM RELACIONAMENTO NO TRABALHO

Os problemas de relacionamento no trabalho, infelizmente, são mais comuns do que gostaríamos. E ter a habilidade de relacionamento, nunca foi tão importante como é hoje para obter sucesso no trabalho. Pois, quem se relaciona bem, tem mais facilidade para ter colaboração das pessoas, trabalhar em equipe, conquistar clientes e liderar. Em resumo, quase tudo passa por relacionamento no trabalho.

E estamos falando de convivência mesmo, não de relacionamento virtual (facebook, twiter ou whatsapp). Mas sim com os colegas, coordenadores, fornecedores ou com o público. O desafio nos relacionamentos do trabalho é nos darmos bem com as pessoas, independente das nossas diferenças de opiniões, cultura, visão ou comportamento. E fazer isso não é nada fácil. Porém acredito que é possível termos um bom relacionamento no trabalho se nos basearmos em 6 práticas fundamentais.

relacionamento trabalho

Autoconhecimento: É conhecer seus pontos fortes, qualidades, fraquezas e limitações. Quanto mais nos conhecermos, mais fácil também será de reconhecer o outro como diferente. Saber que, assim como temos as nossas qualidades, fraquezas e limitações, o outro também as têm.

Empatia: É a capacidade de nós colocarmos no lugar do outro. Ter a sensibilidade de hipoteticamente tentar compreender o sujeito em seus diversos aspectos de vida. Como a realidade atual, história de vida, limitações ou cultura. Está prática é importante para entender os outros pontos de vista, motivações e opiniões. Que ajuda para chegar num acordo com as pessoas.

Assertividade: É a habilidade de expressar nossas vontades, opiniões, de maneira clara, objetiva, serena e respeitosa. Isto é muito importante nos relacionamentos, pois não damos abertura para o outro fantasiar sobre o que estamos expressando.

Cordialidade: Gentileza e seus pequenos gestos (que não são pequenos) fazem a diferença no dia a dia. O ato de dar bom dia, segurar a porta do elevador, oferecer ajuda a uma pessoa ou agradecer. Estes são exemplos de que você se importa com o outro, e o valoriza. A cordialidade é um facilitador nas relações de trabalho.

Ética: São normas de valor moral presentes numa pessoa, que orientam os comportamentos em sociedade. Ou seja, trabalhar sem quebrar acordos, manter a própria palavra. Não ir contra o que se considera correto e justo não prejudicar o colega. Agindo dessa forma, temos grandes chances de sermos éticos.

Escuta: A comunicação só é efetiva quando expressada de forma clara, mas principalmente, de também ouvida e compreendida. E para isto, temos que estar dispostos a dar atenção, calar e escutar. Esta também é uma habilidade a ser desenvolvida. Pois no geral, todos querem falar, disputar atenção e desabafar, mas não escutar.

Desafie-se e tente realizar estas práticas fundamentais no seu ambiente de trabalho, mas não tenha pressa. Faça com calma, seja respeitoso consigo e seus limites, e quando colocá-las em ação, que seja de forma verdadeira. Quem consegue realizar todas estas práticas, consegue ter um ótimo relacionamento no trabalho. E se destaca entre os demais, aumentando a chance de atingir o sucesso em sua carreira.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *