AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA

A avaliação psicológica é um processo técnico-científico de coleta de dados. Realizado com pessoa ou grupos. Que tem por objetivo o estudo e interpretação de informações a respeito dos fenômenos psicológicos resultantes da relação do indivíduo com a sociedade. Utilizando, para tanto, de métodos, técnicas e instrumentos psicológicos.

Trata-se de um procedimento que integra informações provenientes de diversas fontes. Como testes, técnicas, entrevistas, observações e análise de documentos. Por meio da avaliação psicológica, é possível investigar diferentes características psicológicas. Como as emoção, afeto, cognição, inteligência, motivação, personalidade, atenção, memória, percepção, entre outros.

avaliação psicológica

Normalmente a avaliação psicológica é a primeira etapa necessária para o psicólogo conhecer seu paciente. Mas também ela é válida para todas as situações. Pois esta é uma coleta de dados para se ter um conhecimento maior sobre o paciente. E tende a durar em torno de quatro a seis sessões. Mas depende da quantidade de informações que o paciente fornece e da hipótese diagnóstica.

Ela consiste em uma entrevista realizada pelo psicólogo a partir da queixa que seu paciente trouxe com questões pertinentes ao caso. Relativas à sua história de vida social, profissional, de desenvolvimento, afetiva, familiar, acadêmica, entre outras. É importante o psicólogo saber sobre o seu cotidiano, hobbies, estilo de vida, dinâmica em casa, entre outras informações. Além da entrevista, podem-se usar testes e inventários para aumentar este conhecimento.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *