PSICOLOGIA, O QUE É?

Muita gente tem dúvidas ou desconhecem o que realmente é psicologia. De forma breve tentarei esclarecer sobre esta área da saúde. Psicologia é a ciência que estuda o comportamento humano e seus processos mentais. Também é conhecida como a ciência da alma ou o estudo da alma.

Segundo Teles (2003):

“A psicologia como a ciência que busca compreender o homem e seu comportamento, para facilitar a convivência consigo próprio e com os o outro”.

Ou seja, a psicologia utiliza métodos científicos para a compreensão sobre o que motiva comportamento humano. Como a sensação, emoção, sentimento, percepção, inteligência, aprendizagem, entre outras várias dimensões.

A psicologia é tanto uma área de atuação (ciência aplicada) quanto uma área de pesquisa (ciência acadêmica) que estuda basicamente o comportamento humano e o funcionamento da mente humana. Os psicólogos pesquisadores têm como objetivo entender e explicar como funcionam os pensamentos, comportamentos e as emoções. Dentre as aplicações práticas da psicologia podemos citar como exemplos a seleção, recrutamento, ergonomia, tratamento de distúrbios mentais, autoconhecimento, melhorar a auto-eficácia, dentre muitas outras áreas que se envolvem diretamente com a saúde e o cotidiano das relações humanas.

psicologia

Áreas da Psicologia

Em psicologia existe uma diversidade enorme de orientações teórico-metológicas. E também um campo muito amplo e diversificado com diferentes áreas de atuação e especializações. Abaixo seguem as principais áreas dentro da psicologia.

Psicologia Clínica  É a área mais conhecida da psicologia. Focada na psicoterapia, avaliação psicológica, diagnóstico e tratamento de distúrbios mentais. Assim como desenvolvimento humano (autoconhecimento) e alívio do sofrimento psicológico.

Psicologia Jurídica – Campo da psicologia que agrega os profissionais que se dedicam à interação entre a psicologia e o direito. A principal função dos psicólogos no âmbito da justiça é auxiliar em questões relativas à saúde mental dos envolvidos em um processo jurídico.

Psicologia Organizacional – Estuda os fenômenos psicológicos presentes nas organizações. Mais especificamente, atua sobre os problemas organizacionais ligados à gestão de recursos humanos, ou gestão de pessoas.

Psicologia Escolar – Área que atua em instituições escolares e educativas, bem como dedicam-se ao ensino e à pesquisa na interface psicologia e educação.

Psicologia Social  Ramo que estuda como as pessoas pensam, influenciam e se relacionam umas com as outras. Trabalham assuntos incluindo comportamento de grupo, percepção social, liderança, comportamento não-verbal, conformidade, agressão e preconceito.

Psicologia da Saúde A Psicologia da Saúde é a aplicação dos conhecimentos e das técnicas psicológicas à saúde, às doenças e aos cuidados de saúde. A psicologia hospitalar está dentro desta categoria. Visa a melhor percepção a respeito dos temas relativos à saúde.

Psicologia do Esporte A Psicologia do Esporte é uma nova ciência do treinamento esportivo que tem prestado importantes contribuições para a otimização da performance de atletas e equipes. Dar aos atletas respaldo psicológico é tão importante quanto lhes fornecer uma alimentação balanceada, programada por nutricionistas.

Psicologia do Trânsito – A psicologia do trânsito é uma área de conhecimento que tem a finalidade de estudar o comportamento humano no contexto do trânsito, a partir de uma investigação dos processos externos e internos, e os fenômenos conscientes e inconscientes que ocorrem nesse contexto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *